segunda-feira, 9 de maio de 2016

A Mui Antiga e Nobre Casa dos Black - Origem , Historia & Membros.

A Mui Antiga e Nobre
Casa dos Black


Acreditasse que o Clã Black, a Família Black, ganhou corpo, se organizou como tal, ainda na Idade Média, sendo uma das familias de feiticeiros que participou do Movimento Migratório para as Ilhas Britânicas em tempos de Carlos Magno, 768 – 814 d. C..
Isso fazia com que o Clã Black fosse composto de homens e mulheres altivas, jactanciosos, orgulhosos, de sua Raça.
Essa postura chegava as raias do pedantismo
Segundo a Lenda sempre foram homens bonitos e mulheres belas, e quando não eram assim tinham “uma boa aparência com um toque de arrogância aristocrática”.
Altos, magros, um ou outro mais roliço e rubicundo graças a boa mesa, com “ cabelos e olhos grandes negros, com algumas exceções, como Narcissa Malfoy, nascida Black, que tinha cabelos loiros e olhos azuis, como sua irmã, Andrômeda Tonks, que possuía olhos castanhos e cabelo castanho, bem como Sirius Black III com seus olhos cinzentos”.
Eram extremante elegantes, com aquela arrogante elegância aristocrática que é sempre imitada, mas nunca igualada por quem não nasceu Hidalgo.
Eles eram tão orgulhosos que se consideravam como the Royal, a Realeza.
Mesmo depois de encarceramento, da depressão que a prisão de Azkaban impõe tanto a gregos, quanto a troianos, bem como aos romanos, Bellatrix Lestrange, nascida Black, e Sirius Black, estavam ambos com a "boa aparência" característica de sua Raça.
Eles eram extremante ricos.
Riquíssimos.
Explicações necessárias

1-      Significado de Endogamia: s. f. Condição de endógamo; estado da pessoa que só se casa com outra porque ambas pertencem a mesma classe e/ou tribo, visando preservar suas nobrezas, raças etc.
2-     Significado de Endógamo
adj. Característica ou estado da pessoa que só se casa com outra porque ambas pertencem a mesma classe e/ou tribo, visando preservar suas nobrezas, raças etc.

Os Black eram endógamos.
Por isso “ muitos membros da Casa dos Black morreram jovens”.
Segundo consignado na Tapeçaria a expectativa de vida média era de apenas 59 anos, pouquíssimos chegaram a falecer entre essa idade e oitenta anos, e nenhum chegou a 100 anos.
Sabe-se, também, que um dos reflexos da Endogamia é a instabilidade mental, e eu creio que Bellatrix Lestrange, nascida Black, é um dos bons exemplos disso no seio da Família, apesar da “ boa aparência e do toque de arrogância aristocrática. ”

A Tapeçaria que não é Tapeçaria :

Explicação necessária para minha afirmação acima:
 O Tear (Métier à tisser, Loom, Ein Webstuhl, El telar, Il telaio, Een weefgetouw, of weefstoel) “ é um aparelho mecânico empregado para fins de tecelagem, onde os tecelões criam um tecido pelo entrelaçamento da urdidura e trama”.
“Um tear de mão, ou artesanais, é qualquer tear que é operado manualmente”.
“ Arqueólogos encontraram evidências de tecelagem datam do oitavo milênio a.C. em regiões da Mesopotâmia e na Turquia”.
“Numa tumba egípcia do século 19 a.C. foi encontrada uma oficina de tecelão, com um tear horizontal, e outras ferramentas de tecelagem”.
Fonte: A História do Tear - Veja Teares Pelo Mundo
“A invenção do tear de pedais, de acordo com especialistas pode ter sido feita na China ou na Índia”.
“Na Idade-Média estes equipamentos apareceram na Pérsia, Sudão, Egito e possivelmente na Península Arábica, onde o tecelão sentava-se com os pés num fosso por debaixo de um tear rebaixado. No ano 700 os teares horizontais e verticais podiam ser encontrados em muitos locais da Ásia, África e Europa. No século XII, o tear de pedais chegou à Europa quer através do Império Bizantino, quer através dos invasores árabes na Al-Andaluz, onde o mecanismo foi elevado acima do solo e montado numa estrutura mais robusta”.
“ Os teares verticais de pesos eram muito comuns nos séculos X e XI, antes da introdução dos Teares horizontais”.

A Tecelagem é conhecida por ser uma das formas mais antigas de artesanato ainda presente nos dias de hoje. Existem indícios que a tecelagem já era conhecida no Paleolítico. Há cerca 12 000 anos, na Era Neolítica, os homens já utilizavam o princípio da tecelagem. Um fragmento sobrevivente do Neolítico foi encontrado em Fayum num local datado do ano 5000 AC. Este fragmento possui cerca de 12 x 9 fios por cm num ponto tafetá. Nesta altura (3600 AC), no Antigo Egito, o linho era a fibra dominante e continuo a ser popular mesmo quando a [Lã] outras fibras dominaram outras civilizações a parir de 2000 AC. A tecelagem da Seda a partir de casulos do Bicho-da-Seda é conhecida na China desde 3500 AC. Foram encontrados fragmentos de tecidos tingidos e com uma tecelagem bastante intricada num tumulo chinês datado de 2700 AC
A Sericultura e a tecelagem da Seda expandiram-se para a Coreia cerca do ano 2000 AC e para o Japão cerca do ano 300 da nossa era.
“ Na Europa medieval a fibra predominante era a lã seguida pelo Linho e Juta ou estopa para as classes mais baixas. O Algodão foi introduzido na Europa através da Sicília e Espanha cerca do ano 800 d.C. Quando os Normandos ocuparam a Sicília, levaram a tecnologia com eles para a Itália e o restante da Europa. A tecelagem de seda foi introduzida também nesta altura e as suas técnicas sofisticadas foram aplicadas a outras fibras”.
“ A tecelagem tornou-se um ofício urbano e para regulamentar o seu comércio, os artesões associaram-se em Corporações de Ofício que controlavam a qualidade e a formação necessária para que um artesão pudesse ser considerado como tecelão. O tecelão trabalhava em casa e vendia os seus tecidos na feira. Em Inglaterra, a prosperidade dos mercadores é bem patente nas cidades lanifícias do leste da Inglaterra. ”

Concluímos, então, que a Tecelagem é uma arte milenar.

Tapeçaria:
“ A Tapeçaria é um tecido produzido em um tear ou à mão, com motivos ornamentais”.
“ A arte de tapeçaria existe desde os tempos antigos na Grécia Antiga, a China Imperial, o Egito Antigo, civilizações pré-colombianas”.
“A Tapeçaria Ocidental se desenvolveu durante o século XIV, e o mais notável exemplar é a Tapeçaria do Apocalipse, constituída por 70 cenas conservadas até hoje, que se revelam ao longo de cerca de 100 metros de comprimento com 4,50 metros de altura, encomendado em 1375 por Luís I, Duque de Anjou, e provavelmente terminado em 1382, e que hoje se encontra em exposição na Galeria do Apocalipse do Castelo de Angers (em francês: Château d'Angers), também chamado de Château du Roi René ( Castelo do Rei Renato I de Nápoles), na cidade de Angers, no departamento de Maine-et-Loire, na França”.
As Tapeçarias podem ser de Parede (que não passam de ‘tapetes’ colocados nas paredes), ou Cortinas usadas para “reter calor nos leitos, ou nos quartos, e assim, ambas oferecem melhor isolamento térmico. ”
“ Os temas das Tapeçarias são frequentemente as flores, os animais, os símbolos heráldicos, as batalhas, mas, também, os temas religiosos”.
“ Finalmente, a arte da tapeçaria é também o testemunho da arte de pintores que realizaram os desenhos preparatórios. É, portanto, um aspecto essencial da história da arte na Idade Média”.
Muito bem.
Porquê dessa churumela toda?
 Porque a famosa Tapeçaria dos Black não é uma Tapeçaria propriamente dita.
Não é um “tapete” colocado em uma parede do “ Number 12, Grimmauld Place”, a Casa dos Black.
Não é uma “ wall tapestry”, uma tapeçaria de parede, no sentido lato, mas, sim um forro de parede de tecido, basta ver com atenção o quarto onde se encontra essa peça genealógica dos Black, em Harry Potter and the Order of the Phoenix - Harry Potter e a Ordem da Fênix.
Se pararmos a projeção do filme veremos que “o tecido ou pano” forra do rodapé ao teto as paredes do quarto/sala como se fosse um Wallpaper, ou papel de parede, e não um ‘tapete’ colocado na parede.
Assim, se perde a afirmação de que existe uma Tapeçaria dos Black em Number 12, Grimmauld Place, todavia existe uma Tapeçaria feita a mão, cópia do desenho que está no “ tecido ou pano”, e que vendida em leilão de caridade em fevereiro de 2006, sendo arrematada pela quantia der £ 30.000 por Daniel Radcliffe

Voltemos a " Tapeçaria", para mim Wallpaper, de tecido:

Durante minhas pesquisas encontrei dois Escudos com as Armas dos Black, entretanto ambos com a mesma Divisa “Toujours pur”- "Sempre puro" em francês, o que revela a preocupação deles em manter limpo, se assim posso dizer, o sangue bruxo. 
O primeiro Brasão d’Armas:



O segundo Brasão d’ Armas:



Não sei como explicar este fato.

Num ponto de destaque estava escrito “A Mui Antiga e Nobre Casa dos Black”.
 Na cor  verde musgo, ainda conserva o mesmo brilho da época em que foi pintada, ou confeccionada.
 Nas épocas posteriores foram pintados os nomes e  os rostos dos Black, os ligando entre si, para assim organizar a Arvore Genealogia.
Os “banidos”, “ os traidores do sangue”, tinham seus nomes e rostos queimados, deixando “um buraquinho redondo ”.

O Buraco de Sirius 

Ao Trouxas e os Abortos não participavam da Tapeçaria Genealógica, por motivos óbvios.
Sirius e seu tio Alphard tiveram seus nomes e rostos queimados por Walburga Black, mãe de um, irmã do outro.    
Na Arvore:  sete membros eram de gerações anteriores a Phineas Nigellus Black, três eram seus irmãos, sendo que trinta e seis dos membros são seus descendentes e de Ursula Flint.


Nota: Acima detalhes da Tapeçaria feita a mão, cópia do Wallpaper Genealógico que está no Number 12, Grimmauld Place”, a Casa dos Black, e que foi vendida em um leilão de caridade, fevereiro de 2006, sendo arrematada pela quantia der £ 30.000 por Daniel Radcliffe



Nomenclatura dos Black:

Por puro orgulho, por se considerarem acima dos Comuns e perto do Céu, a maioria dos membros da família Black têm o nome de estrelas ou constelações. Por exemplo, a estrela Sirius -  a estrela mais brilhante no céu noturno, está na Canis Major (C Ma), o Cão Maior, uma constelação do hemisfério celestial sul, pode ser vista a partir de qualquer ponto na Terra, sendo que, no Hemisfério Norte faz parte do Hexágono do Inverno.
Além do mais, Sirius Black era um Animago, talvez até por isso quando ele se transformava era em um cão negro.
Outro exemplo é Bellatrix, a terceira estrela mais brilhante da constelação de Orion -  uma constelação do equador celeste, que é também o nome do pai de Sirius e tio de Bellatrix.
Cygnus -  o Cisne, uma constelação do hemisfério celestial norte, Andromeda - uma constelação do hemisfério celestial norte, e Cassiopeia, o nome de uma constelação do hemisfério celestial norte, próxima do polo norte celeste, também são constelações, e Regulus - a estrela mais brilhante da constelação de Leão, a Alphard - a estrela mais brilhante da constelação de Hydra, e Arcturus - a estrela mais brilhante da constelação do Boieiro são nomes de estrelas.
Narcissa Malfoy chamou seu filho de Draco, o Dragão, uma constelação do hemisfério celestial norte próxima do polo celeste norte.
Draco chamou seu filho de Scorpius, o Escorpião, uma das 88 constelações, fronteira com constelações de Sagitário, Ophiuchus, Libra, Lúpus, Regra, Ara, e Corona Australis.

Renegados & Razões:

Eduardus Limette Black: Deserdado por uma razão desconhecida;       
Iola Black: Casamento com trouxa Bob Hitchens;  
Phineas Black: Defensor dos direitos dos Trouxas; 
Marius Black :  Squib: Traduzido no caso por um Aborto, pessoa que nasceu em uma família de bruxos, mas não tem quaisquer poderes mágicos.
" Um “Aborto” é alguém que nasceu em uma família de bruxos, mas não tem quaisquer poderes mágicos. Um tipo que é oposto de Trouxas nascidos com poderes mágicos, mas Squibs são bastante incomuns. "
- Rony Weasley discutindo Argus Filch
Cedrella Black: Casamento com o Traidor do Sangue Septimus Weasley;
Andromeda Black: Casamento com o Half-Blood, o de Sangue Mestiço, Ted Tonks
Sirius Black: Traidor do Sangue;
Alphard Black: Fez do deserdado Sirius Black, seu sobrinho, seu Herdeiro Universal. Foi removido depois de morto da Tapeçaria onde estava registrada a Arvore Genealógica dos Black.       

Considerados Sangue Puro:

Alexia Walkin Black
Arcturus Black I
Arcturus Black II
Arcturus Black III
Bellatrix Lestrange (nascida Black)
Belvina Burke (nascida Black)
Callidora Longbottom (nascida Black)
Cassiopeia Black
Charis Crouch (nascida Black)
Cygnus Black I
Cygnus Black II
Cygnus Black III
Dorea Potter (nascida Black)
Elladora Black
Hester Black
Licorus Black
Lucretia Prewett (nascida Black)
Lycoris Black
Misapinoa Blishwick (nascida Black)
Narcissa Malfoy (nascida Black) – esposa de Lucius Malfoy, e mãe de Draco Malfoy, avó de Scorpius Hyperion Malfoy
Orion Black – Esposo de Walburga Black, pai de Sirius Black. Walburga e Orion eram primos de segundo grau, embora eles se casaram, uma ocorrência comum, historicamente, para as famílias aristocráticas.
Phineas Nigellus Black
Pollux Black
Phoebe Black
Regulus Black I
Regulus Black II
Sirius Black I
Sirius Black II
Sirius Black III —Depois que fugiu, foi removido por ser um Traidor do Sangue
Walburga Black -Mãe de Sirius e de Regulus Black. Walburga e Orion eram primos de segundo grau, embora eles se casaram, uma ocorrência comum, historicamente, para as famílias aristocráticas.

Pertencente a genealogia da Família Black por casamento:

Caspar Crouch — esposo de Charis Crouch (nascida Black)
Charlus Potter — esposo de Dorea Potter (nascida Black)
Druella Rosier —esposa de Cygnus Black III
Ella Max —esposa de Cygnus Black I
Harfang Longbottom — esposo de Callidora Longbottom (née Black)
Nota: os pais de Neville Longbottom, um excepcional aluno de Hogwarts, é casal Alice Longbottom, Sangue Puro e Auror, e
Frank Longbottom, também, Sangue Puro e considerado um dos melhores aurores do Ministério da Magia.
 O casal era “ eram membros da Ordem da Fênix e lutaram contra Comensais da Morte durante a Primeira Guerra Bruxa.
No final da guerra quando seu filho Neville era apenas um bebê, Alice e Franco foram torturados até a loucura por um grupo de Comensais da Morte e, posteriormente, foram internados no Hospital St Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos”.
Parece que não tem parentesco próximo com esse casal. 
Herbert Burke — esposo de Belvina Burke (nascida Black)
Hesper Gamp —esposa de Sirius Black II
Ignatius Prewett —esposo de Lucretia Prewett (nascida Black)
Irma Crabbe — esposa de Pollux Black
Jimbo Blishwick — esposo de Misapinoa Blishwick (nascida Black)
Lucius Malfoy — esposo de Narcissa Malfoy (nascida Black)
Lysandra Yaxley —esposa de Arcturus Black II
Magenta Tripe — esposa de Licorus Black
Melania Macmillan — esposa de Arcturus Black III
Rodolphus Lestrange — esposo de Bellatrix Lestrange (nascida Black)
Septimus Weasley —esposo de Cedrella Weasley (nascida Black)
Ursula Flint —esposa de Phineas Nigellus Black
Violetta Bulstrode — esposa de Cygnus Black II

Nota: Depois da Queda de Lord Voldemort, da Batalha de Hogwarts, os nascidos Black, ou por parentesco a eles ligados, que estavam vivos belos e fagueiros eram: Lucius Malfoy, Narcissa Malfoy, Draco Malfoy, Scorpius Malfoy, Astoria Greengrass Malfoy, Andrômeda Tonks, Arthur Weasley, Molly Weasley, Bill, Charlie, Percy, George, Rony e Gina.
“ As linhas femininas continuaram através Narcisa (seus descendentes com Lucius Malfoy), Andromeda (com Ted Tonks), Callidora (com Harfang Longbottom), Cedrella (com Septimus Weasley) e, Iola (com Bob Hitchens) ”.

Parentela:
Sirius Black afirmava que:
“ Se considerarmos somente as Familias Sangue Puro quase todas elas vão ser parentes, pois são todas entrelaçadas, porque há apenas algumas famílias como elas’.
Sirius estava se referindo a família Crabbe, a família Potter, a família Weasley, a família Malfoy, a família Crouch, a família Longbottom, a família Lestrange, a família Lupin, a família Gaunt, a família Riddle, a família Peverell, a família Bulstrode, e a família Slytherin”.
“ Estão relacionadas as famílias:  Max, Blishwick, Flint, Hitchens, Gamp, Bulstrode, Burke, Yaxley, Macmillan, Crabbe, Potter, Peverell, Gaunt, Longbottom, Fortescue, Weasley, Delacour, Johnson, Granger, Crouch, Prewett, Rosier, famílias Lestrange, Meliflua, Tonks, Malfoy e Lupin, e muitas delas se misturam com os Trouxas”.  
Contudo esse raciocínio de Sirius não levou em conta que “todas as famílias bruxas (e algumas Trouxas) estão relacionadas com a Casa dos Black”.
Os Black, mal comparando, são como a Família Capeto, a Dinastia Capetiniana, no Mundo dos Trouxas, falo da família de Luís XIV que espalhou parentes por todas as Casas Reais e familias nobres da Europa.
Todavia vou me ater somente a uma delas, a Família Weasley e aos seus membros:

Arthur Weasley, Molly Weasley, nascida Molly Prewett, seus filhos:
1-     William "Bill" Arthur Weasley casou com Fleur Isabelle Delacour, uma antiga estudante de l'Académie Beauxbâtons de France, na França, e são pais de: três filhos: Victoire, Dominique e Louis.
Foi durante o casamento deles que caiu o Ministério da Magia, substituído por um outro composto por asseclas de Lord Voldemort. Sua festa de bodas em Death Eaters foi atacada por Comensais da Morte. O Trio do Bem escapou por pouco. 
2-     Charlie Weasley, solteiro por vocação;
3-     Percy Ignatius Weasley, casou com Audrey Weasley. São pais de Molly Weasley II e Lucy Weasley;
4-     Os gêmeos idênticos Fred e George Weasley:
 a- Fred Weasley , namorado de Angelina Johnson, uma feiticeira afro, “ "a tall black girl" (garota negra e alta), foi artilheira defensiva do time de Quadribol, mas ele foi morto em uma explosão causada por Augustus Rookwood;
b-     Com a morte de Fred, o gêmeo George casa com Angelina Johnson, e tem dois filhos: Fred Weasley II (em homenagem ao irmão e  ex-namorado de Angelina) e Roxanne Weasley.
5-     Rony Weasley - Ronald Bilius Weasley: casou com Hermione Granger, que dispensa apresentações. São pais de Rose Weasley e Hugo Weasley;
6-     Ginevra Molly "Ginny" Weasley, ou simplesmente em português Gina: Casou com Harry Potter. São pais de Tiago Sirius Potter, Alvo Severo Potter e Lílian Luna Potter.

Algumas observações:

1-     Há pelo menos um renegado em cada Geração;
2-     Todos os Varões que foram excluídos da Árvore Genealógica não foram repudiado por motivo de casamento (raciocínio que não serve para Eduardus Limette Black, que foi retirado por um motivo desconhecido). Phineas foi repudiado por apoiar trouxas direitos, Marius foi repudiado por ser um Squib, Alphard para deixar ouro para seu sobrinho Sirius, que fugiu de sua casa e não acreditando na importância do Sangue Puro. As três mulheres que foram rejeitadas depois do casamento são Andromeda, Cedrella e Iola Black (todas por casamento);
3-     Alguns descendentes da linha masculina não são reconhecidos pela maior parte da família Black devido a ações dos seus antepassados. Lembremos que Sirius afirmou que ele era o último dos Black.
4-     Embora muitos membros da família Black eram partidários de ambos os Voldemort direta ou seus princípios de pureza de sangue, a família não se tornou relacionada a ele até o casamento de Ginny Weasley, um membro da família Weasley e a Casa de preto, e Harry Potter, que está relacionada com Voldemort através dos irmãos Peverell, antepassados distantes de ambos.



Enfim, está a História, e estes são os membros do Clã Black, da Mui Antiga e Nobre Casa dos Black

Nenhum comentário:

Postar um comentário