domingo, 1 de maio de 2016

Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts na Grande Historia da Humanidade




Governava ainda Carlos Magno como imperator romanorum gubernans imperium («Imperador dos romanos que rege o Império »), seus domínios europeus, no ultimo quartel do século IX, quando os remanescestes dos druidas e druidesas, somado aos magos, aos feiticeiros, as bruxas, e os assemelhados, de agora em diante denominados simplesmente Magos, se viram ameaçados pelos cristãos conquistadores, pois estes cada dia mais ocupavam as terras da Europa com o apoio do Pater Europae, patricius romanorum, que "com o apoio divino" (divino nutu) era Rei dos Francos e dos Lombardos ( rex Langobardorum detentores da Corona Ferrea a  Coroa de Ferro da Lombardia), um filho de Pepino III, o Breve, e de Berta-do-Pé-Grande ( fils de Pépin III, dit le Bref, Roi des Francs, et  Berthe au Grand Pied), responsável pela formação e doação do núcleo central do patrimônio secular da Igreja Católica Apostólica Romana, o Patrimônio de São Pedro. 

Os Magos chamaram a estes cristãos, pessoas sem poderes mágicos, de “ Trouxas” em português, “ Muggle” em espanhol, Muggel em alemão, "Muggles" em inglês, Moldus em francês, Babbano em italiano, etc.
 

Com a ocupação e a criação de Marcas no território europeu, a atuação bárbara dos “missi dominici” (os enviados do Senhor, o governante, um clérigo (Bispo ou Abade) e um leigo (Conde ou Duque), geralmente escolhidos entre os membros da corte imperial (Platium)), dos “cosmes” (do latim comitis, companheiro do imperador, delegado do Imperador"), a maioria dos Magos buscou refúgio nas Ilhas Britânicas, arquipélago situado ao largo da costa noroeste da Europa continental com mais de 6 000 pequenas ilhas, ou seja, na Grã-Bretanha, Irlanda, as duas maiores, e muitas ilhas pequenas adjacentes.
O maior deslocamento foi para A 'Ghàidhealtachd Hieland, assim é em gaélico escocês chamada a Highland, as Terras Altas, no extremo norte da Escócia, ou o extremo norte da Ilha da Grã-Bretanha.
Um grande contingente foi para a Inglaterra, se estabelecendo na Cornualha e no País de Gales.

Um outro não menos importante, muito qualificado, rumou para a bela Irlanda de grandes mistérios.


Localização da Escola:

Terras Altas da Escócia.

Quatro Magos, dotados de Poderes Excepcionais, rumaram para as Terras Altas da Escócia - A 'Ghàidhealtachd Hieland, ou Highland - e resolveram fundar uma Escola de Magia e Feitiçaria.
O local magico para tal foi revelado em um sonho a uma das quatro personalidades, a Rowena Ravenclaw – a mais brilhante bruxa de seu tempo, descrita por Xenophilius Lovegood como a mais Bela das Belas– e este ficava, e ainda é, as margens de um lago, o Lago Negro.
O nome Hogwarts vem de uma planta “ Croton capitatus”, conhecido como o Hogwort, um dos 290 gêneros e cerca de 7500 espécies da família botânica das Euphorbiaceae/euforbiáceas, muito comum no sul dos Estados Unidos, portanto rara naquelas paragens.  



Instalações da Escola e o dominium:


"O castelo é uma fortaleza de magia antiga."
Professor Dumbledore para Harry Potter

A Escola, o complexo escolar, propriamente dita está instalada em um enorme Castelo (Château – Fort), protegido por feitiços e encantamentos fortes e antiguíssimos para assim poder resistir a qualquer tipo de ataque externo (“ Se algum Trouxa se aproximar do castelo, só vera um local em ruínas com um aviso de perigo”), construído em uma falésia, local para onde a Bela Rowena Ravenclaw foi especialmente conduzida por um cochon verruqueux (porco verrucoso) no famoso sonho.
O Castelo-Escola possui Torreão e torres com suas ameias, Salão Principal (a magnífica sala de jantar), escritórios, muitas salas, muitos dormitórios, 142 escadas e dezenas de corredores que estão mudando constantemente de local.


Quadra de Quadribol ( Quidditch pitch)

O Castelo-Escola está situado em um extenso dominium onde podemos encontrar:
a-      Gramados inclinados, canteiros, estufas e hortas;
b-     O Lago Negro (The Black Lake);
c-     A Floresta Proibida (Forbidden Forest) -uma grande floresta densa;
d-     Uma quadra de Quadribol ( Quidditch pitch);
e-     Um enorme tabuleiro de Xadrez.

Rubeus Hagrid

E este dominium tem um Guardião:
Rubeus Hagrid, oficialmente Gamekeeper and Keeper of Keys and Grounds of Hogwarts, ou Guarda- caça e Guardião das chaves e terrenos de Hogwarts, um grandalhão agigantado, mas doce como mel. 





Como chegar a Hogwarts:
Para se ter acesso a Escola se faz necessário embarcar no Expresso de Hogwarts um trem mágico que transporta estudantes da Plataforma 9 ¾ na estação de Kings Cross em Londres para Hogsmeade Station, perto de Hogwarts.
De Hogsmeade Station, perto de Hogwarts os alunos veteranos vão de carruagem para a Escola.
“Os calouros são conduzidos por Rúbeo Hagrid em pequenos barcos, que (por magia) navegam através de um lago, de uma gruta, ambos sob o Castelo-Escola de Hogwarts”.


O Conceito de vida em comunidade é levado muito a sério em Hogwarts.

Um comentário: